Extensão

A Extensão é a forma de articulação entre universidade e sociedade por meio de diversas ações. Como o próprio nome já diz, é estender a universidade para além dos seus muros, interagindo com a comunidade, visando à troca de saberes. Assim se constrói uma universidade pública de qualidade.

“A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade.” (FORPROEX)

A PROEX é responsável por articular e coordenar as atividades de extensão de diversos setores da Universidade através de programas, projetos, prestação de serviços, atividades culturais, cursos, eventos, etc., em todas as suas áreas de atuação.

Atualmente a ICHS conta com os seguintes projetos de extensão:


O CADUFF (Congresso de Administração da UFF) foi desenvolvido pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais do Polo Universitário de Volta Redonda. O evento acontece anualmente desde 2006.


O CASI (Congresso de Administração, Sociedade e Inovação) tem o objetivo de viabilizar uma maior integração entre a universidade, a sociedade e as organizações, de forma que a reflexão e busca de soluções para as questões socioeconômicas levantadas se dê de forma extensiva a todos os envolvidos.

http://www.congressocasi.uff.br/

casi@vm.uff.br


intecsol
A InTECSOL foi criada em dezembro de 2013, a partir da chamada MCTI/SECIS/MTE/SENAES/CNPq Nº 89/2013, e encontra-se em processo de implantação no ICHS. A Incubadora conta com a parceria do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilo Peçanha – Pinheiral (IFRJ/CNP) e presta assessoria a três empreendimentos em Volta Redonda e um em Pinheiral. A InTECSOL compreende, além de ações extensionistas, atividades de ensino e pesquisa.


pet
O Grupo PET Gestão Social, vinculado do Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC, foi criado em dezembro de 2010 e desenvolve ações de extensão, ensino e pesquisa nas áreas de Gestão Social e Economia Solidária. Possui 12 alunos bolsistas e 6 não bolsistas dos cursos de Administração e Administração Pública. Dentre as ações de extensão do Grupo PET Gestão Social está a organização dos Seminários de Economia Solidária do Médio Paraíba – SESMEP, já em sua terceira edição.


eniap
EnIAP – Encontro Integrador dos Cursos de Administração Pública
Trata-se de um encontro anual, envolvendo todos os alunos dos cursos de Administração Pública modalidade presencial e semipresencial. São realizadas oficinas, palestras e debates com convidados externos (acadêmicos e gestores públicos). Os alunos podem realizar apresentação de artigos, seminários de pesquisas e relatos de práticas.


PIEPEx
PIEPEx – Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campo de Públicas
Programa que envolve ao mesmo tempo ensino, pesquisa e extensão. É definido uma linha temática e os alunos selecionados são capacitados em oficinas específicas (métodos, CV Lattes, técnicas de pesquisa, etc) – dimensão ensino; devem realizar uma pesquisa de campo e escrever um artigo – dimensão pesquisa; e comunicar estes resultados em um mini curso – dimensão extensão.


indicadores
Indicadores Sociais na Administração Pública
A elaboração e o uso de indicadores na Administração Pública Municipal é fundamental para qualquer gestor. O presente projeto de extensão tem como objetivo realizar mini-cursos, oficinas e debates sobre o tema.


ECG
Escola de Governo e Cidadania
Este projeto engloba ações de formação voltada para a cidadania, atuando na sociedade (movimentos sociais, conselhos gestores, etc) e no estado (servidores, agências públicas, prefeituras, etc). O principal eixo de atuação envolve o curso “Formação Política e Cidadania: Os conselhos gestores como referência”, parceria com o PEGS/FGV, Cáritas e da Prefeitura de Resende, que está em sua 4 edição.


tvr

Consolidar a primeira TV Universitária do sul fluminense, com sua estrutura própria, e dar continuidade na formação da equipe multidisciplinar que tem gerado conteúdo, é nosso objetivo principal. A ação está em consonância com a ideia de democratização da informação e comunicação. Os estudantes da graduação em Direito, por exemplo, irão atuar em consonância com as diretrizes do PNEDH (Pano Nacional em Educação em Direitos Humanos) que no ítem V expressamente se refere à: EDUCAÇÃO E MÍDIA.

LINK DO CANAL NO UFFTUBE: http://ufftube.uff.br/user/ICHS%20TV
ENDEREÇO WEB NO FACEBOOK: www.facebook.com/TVRUNIVERSITARIA


proj

Desde a saída da grade curricular da disciplina de Educação Moral e Cívica, oriunda do período militar, há uma demanda reprimida por aquisição de conhecimento de noções básicas de cidadania por parte dos estudantes, em especial do ensino médio. Pesquisas informais indicam que nossos jovens adolescentes, às vésperas de obter o título de eleitor (ou já de posse dele) não compreendem nosso sistema de representação proporcional (quando muito o majoritário). O projeto visa levar esse conhecimento básico aos nossos jovens estudantes para que os mesmos possam desfrutar de um efetivo exercício da cidadania. Esse conhecimento será repassado através de dinâmicas de grupo com turmas do 3° ano do ensino médio, sejam de escolas públicas ou privadas do município de Volta Redonda, com duração aproximada de 2 horas cada sessão.
Em 2010 o projeto realizou ciclo de debates com os candidatos a Prefeito do município de Volta Redonda, onde os mesmos apresentaram seus respectivos Planos de Governo a serem executados, caso eleitos, conforme cartaz da época (abaixo).


Projeto de Extensão: Direitos Humanos e Comunicação
A questão da democratização dos meios de comunicação está na ordem do dia. Uma parcela da sociedade prega a necessidade de regulação da mídia, enquanto outra defende a livre iniciativa no setor. Paralelo e quase omissa em relação a essa discussão, as universidades públicas brasileiras deixam de ocupar os canais de TV a cabo – garantidos pela recente Lei Federal n° 12.485 de 2011 que regulamentou a antiga “Lei do cabo”. Por essa antiga lei, referendada pela atual, as universidades sediadas nos municípios “cabeados”, ou seja, onde operam TV’s por assinatura, têm direito a ocupar um canal e disponibilizar uma programação e um conteúdo produzidos por elas mesmas em seu ambiente acadêmico, estabelecendo uma nova relação entre sociedade civil, Estado e mercado.
A presente ação irá mobilizar os atores direta e indiretamente envolvidos com a mídia local (editores de jornais, telejornais, radialistas, estudantes de comunicação e especialistas da área).


Demais projetos desenvolvidos no ICHS: Clique aqui

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