Em 2003, a Universidade Federal Fluminense foi convidada a participar do programa de interiorização da universidade públicas do Governo Federal visando apoiar o desenvolvimento das regiões e desconcentrar a presença da universidade em grandes centros urbanos. O projeto proposto visava à ampliação do espaço público de formação de superior na região do médio Vale do Paraíba Fluminense.
Em 2004 foi formado o convênio UFF/MEC 037 com o objetivo de estabelecer um modelo regional de ensino comprometido com alguns aspectos específicos: 1) Foco nas questões regionais visando apoiar o desenvolvimento cientifico, tecnológico e social; 2) Desenvolvimento de projetos pedagógicos adequados aos quadros de demanda regional, buscando estabelecer programas específicos trajetos flexíveis, opção de turnos, entre outro; 3) Estreita parceria com representantes da comunidade, estudante, profissionais liberai, representações políticas e comunitárias, entre outros, na definição dos cursos; e 4) Definições de responsabilidades entre os poderes públicos na implantação e manutenção da infra-estrutura física e de recursos humanos.
Em 2005, foram iniciados os cursos de graduação em Engenharia de Agronegócios, pela EEIMVR, e em Administração de Empresas, cujo primeiro vestibular foi realizado em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ.
O ICHS foi criado formalmente como Escola de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda – ECHSVR em dezembro de 2006, tendo somente o Departamento de Administração e o curso de graduação em Administração em operação com 23 professores e 120 alunos. Fisicamente, o antigo ECHSVR ficou sediado nas instalações do Campus Vila.
Em 2008, a UFF aderiu ao Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) do MEC (http://reuni.mec.gov.br/) e novos cursos foram adicionados a grade do ICHS. Em 2009 foram iniciados os cursos de graduação em Ciências Contábeis e Administração Pública (ainda pelo convênio 037/2005). Em 2011 foram iniciados os cursos de graduação em Direito e Psicologia.
Em junho 2010 o ICHS se mudou para o Campus Aterrado em Volta Redonda ocupando suas instalações definitivas com cerca de 4500 m2. Ainda neste mesmo ano a unidade se tornou pólo da Universidade Aberta do Brasil – UAB (http://uab.capes.gov.br/) e passou a sediar os cursos semipresenciais de graduação em Administração Pública e de pós-graduação lato sensu em Gestão Pública, Gestão de Saúde Municipal e Gestão Pública Municipal.
Atualmente, o ICHS conta com cerca de 100 professores para atender os quase 5.000 alunos, sendo 1.700 nos cursos presenciais.
Diretores:
– Entre Dezembro de 2006 e Junho de 2009:
Diretora: Profa. Ana Maria Rocha Faria, M.Sc. (pro-tempore)
Vice-Diretora: e Profa Claria Maria Beatriz Brandão de Carvalho Kowarski, D.Sc (pro-tempore)
– Entre Agosto e Dezembro de 2009
Diretor: Prof. Fabio Henrique Cazeiro de Mayrink, M.Sc (pro-tempore)
Vice-Diretor: Prof. Murilo Alvarenga Oliveira, D.Sc. (pro-tempore)
– Entre Janeiro e Dezembro de 2010
Diretor: Prof. Murilo Alvarenga Oliveira, D.Sc. (pro-tempore)
Vice-Diretor: Prof. Ricardo Thielman, D.Sc. (janeiro-maio) e Prof Marcelo Gonçalves do Amaral, D.Sc. (julho-dezembro) (pro-tempore)
– Entre Janeiro de 2011 e Dezembro de 2014
Diretor: Prof Marcelo Gonçalves do Amaral, D.Sc.
Vice-Diretor: Prof. Cristiano Fonseca Monteiro, D.Sc.
– Entre Janeiro de 2015 e Dezembro de 2018 (em mandato)
Diretor: Prof Ilton Curty Leal Junior, D.Sc.
Vice-Diretor: Prof Marcelo Gonçalves do Amaral, D.Sc.