Postado por diego em 19/fev/2025 -
Os alunos Fernando Aguiar Franco e Daniel Moraes Feijoli, integrantes da Equipe de Arbitragem do curso de Direito da UFF de Volta Redonda, orientados pelo Prof Dr Marcus Wagner de Seixas, foram selecionados para participar da “The 12th Annual Americas Regional Rounds”, ocorrida de 6 a 9 de fevereiro último na Cardozo Law School, em Nova York, etapa preliminar da “Price Moot Court Competition” que acontece anualmente em Oxford, na Inglaterra.
Os alunos foram escolhidos não só pela excelência acadêmica, mas também pela fluência em inglês e principalmente por já terem visto de entrada nos EUA.
Normalmente as esquipes são compostas por quatro oradores, divididos em duplas onde uma defende os argumentos favoráveis e a outra os contrários, do caso fictício apresentado previamente. Por questões orçamentárias a Equipe foi representada pelos dois alunos e pelo professor, exigindo um esforço extra na mudança de posição em cada rodada.
Na 1ª rodada a equipe enfrentou a dupla da Osgoode Hall Law School, do Canadá, que viria a ser a vice campeã da competição na final da Regional.
Na 2ª rodada, invertendo os papéis, enfrentaram a dupla da USP, outra única universidade brasileira presente.
E na 3ª e última rodada, enfrentaram uma Universidade norteamericana do Estado de Chicago.
As quatro finalistas – e que portanto seguirão para a etapa final em Oxford agora em abril – foram as já citada USP e a do Canadá, bem como a equipe que representou a universidade sede do evento, Cardozo Law, e a grande vencedora a Universidade de Chicago.
A nossa equipe também teve a oportunidade de visitar a sede da ONU bem como outras atividades culturais, finalizando uma grande participação pela primeira vez nesta competição internacional, levando a bandeira do estado do Rio de Janeiro, da UFF e em especial a do campus Aterrado para o cenário mundial.